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Notícia publicada em 09/07/2018 às 15:22

Governo do Estado irá lançar a Estratégia de Governança Digital nesta quinta-feira (12)

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Buscando melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão pernambucano, através da aplicação de soluções de TI, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Administração (SAD), em parceria com a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) irá lançar nesta quinta-feira (12), a Estratégia de Governança Digital (EGD). Segundo a secretária de Administração em exercício, Marília Lins, “trata-se de um conjunto de diretrizes voltado para a transformação digital, em andamento na Gestão Pública Estadual. Com isso, iremos otimizar ainda mais o relacionamento dos órgãos com a sociedade pernambucana”, atestou a secretária. O evento irá acontecer no auditório do Banco Central, na rua da Aurora, em Santo Amaro, no Recife, a partir das 9h.

O evento contemplará a palestra “O papel da governança na transformação digital das organizações públicas”, cujo palestrante será o secretário de Gestão de Informação para o Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Wesley Vaz.

Como um dos projetos relacionados a este modelo de governança digital, será apresentada a Plataforma PE Cidadão, onde estará contido o Portal PE Cidadão. Dentro do Portal o cidadão terá acesso à Carta de Serviços, com todas as informações e formas de acesso sobre os serviços públicos disponibilizados pelo Poder Executivo, como endereços, telefone e documentos. Além da Carta de Serviços, a Plataforma PE Cidadão terá um aplicativo móvel (APP) - PE Cidadão, onde o cidadão poderá realizar diversos serviços como consulta de pontos na CNH (Detran-PE), Alerta Celular, entre outras ferramentas.

Para Romero Guimarães, presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação - ATI, órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD), o Governo do Estado está dando um importante passo no que tange a otimização dos serviços públicos que já são oferecidos com presteza pelos órgãos do Poder Executivo. “A Plataforma PE Cidadão é um avanço tecnológico e imprescindível tanto para o cidadão, quanto para o servidor. Isto porque vai atender às diversas demandas da população pernambucana com mais eficiência e rapidez”.

De acordo com o gestor técnico de projetos e atendimento ao cidadão, Adelnei Félix, “o novo portal, com a Carta de Serviços ao usuário, possibilitará ao cidadão conhecer os serviços públicos do Poder Executivo Estadual e todas as informações necessárias e formas de acesso para estes serviços”.